quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

Em 29 de agosto de 1996 aconteceu no Rio de Janeiro o 1º Senale - Seminário Nacional de Lésbicas. Esta data foi consagrada como o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica e tem um imenso significado: reforçar a luta contra o machismo e a lesbofobia.



Muitas vezes, lésbicas não têm sua sexualidade respeitada tanto quanto homens gays, por vivermos em uma sociedade patriarcal e machista. É muito recorrente ouvirmos coisas absurdas do tipo "Ela é lésbica porque ainda não encontrou o macho-alfa" ou "Duas mulheres juntas é tudo o que um homem precisa". E o pior é que esse tipo de raciocínio desemboca frequentemente em violência verbal, psicológica e física, vide os horrorosos "estupros corretivos".

Infelizmente, por boa parte da sociedade, a lesbianidade é vista não como uma orientação afetivo-sexual, e sim como uma circunstância até que elas encontrem um "homem de verdade". Por essas e outras, a causa específica das mulheres lésbicas precisa ser amplamente divulgada e debatida, de forma a gerar uma mudança cultural de fato!

A luta da mulher lésbica é e sempre deve ser uma luta de toda a comunidade LGBT e dos setores oprimidos! O LGBT Socialista e o PSB estão nessa luta também e parabenizam todas as nossas companheiras lésbicas, tanto as militantes como as vereadoras, pela garra, pela história, pelas conquistas e pelo suor da militância cotidiana por um mundo mais igualitário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário