terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Filha do presidente cubano, Mariela Castro é defensora dos direitos LGBT na ilha

Mariela Castro, 50 anos, sexóloga, diretora do Centro Nacional de Educação Sexual de Cuba e filha do presidente Raúl Castro, é de longa data defensora dos direitos da população LGBT. Nesta semana  foi eleita deputada e com certeza terá mais poder para influenciar os outros deputados e trazer esta pauta à tona com maior intensidade.


Entre os seus desafios está um novo Código de Família, com direito a união civil para pessoas do mesmo sexo e reprodução assistida por casais de lésbicas que queiram ter filhos. Foi através dela, por exemplo, que o sistema público de saúde cubano passou a realizar em 2008 cirurgias de mudança de sexo.
É importante ressaltar que o presidente Raúl Castro já declarou ser a favor dos direitos LGBT. Este é um marco no Caribe, já que nenhum país da região reconhece a união civil entre pessoas do mesmo sexo, a maioria absoluta não reconhece sequer qualquer forma de relacionamento entre elas, e o pior: em 9 países insulares caribenhos a homossexualidade ainda é crime passível de prisão (inclusive perpétua). Estes países são Antigua e Barbuda, Barbados, Dominica, Grenada, Jamaica, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, e Trinidad e Tobago.

Que Cuba sirva de exemplo para toda esta região!

Foto: Eric Risberg/AP


Nenhum comentário:

Postar um comentário